sábado, 20 de setembro de 2008

Onde estudar Engenharia Biomédica em Portugal?

  • Instituto Politécnico de Bragança - Engenharia Biomédica
  • Universidade do Minho - Engenharia Biomédica
  • Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia - Bioengenharia
  • Universidade Católica do Porto - Campus Asprela - Bioengenharia
  • Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão - Engenharia Biomédica
  • Universidade Nova de Lisboa - Engenharia Biomédica
  • CESPU Gandra - Engenharia Biomédica

Engenharia dos tecidos

Engenharia de tecidos é a ciência aplicada que utiliza conhecimentos de biologia, química e física para desenvolver tecidos artificiais. Pode ser aplicada à produção de pele artificial, cartilagens e tecidos ósseos. Os tecidos podem ser produzidos fazendo crescer células sobre um substracto biodegradável.

Imagiologia

A imagiologia nos últimos anos tem sofrido uma grande evolução, englobando presentemente no caso da engenharia biomédica, a radiologia, a tomografia axial computadorizada, mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética, angiografia, densitometria óssea entre outros.

Bioinformática

Bioinformática pode ser entendida como uma especialização da Informática, na medida em que aplica-se à informação originada para a Biologia. Uma definição ampla e tentativa é então: (Bio)Informática é o estudo da aplicação de técnicas computacionais e matemáticas à geração e gerenciamento de (bio)informação.

Bioengenharia

A bioengenharia consiste na aplicação da engenharia com a finalidade de adaptação de equipamentos e dispositivos elétricos, eletrônicos e mecânicos em organismos vivos. Este ramo da engenharia visa a criação de sistemas e equipamentos de estudo, manutenção e suporte à vida.

Engenharia dos Materiais

A engenharia dos materiais é um ramo da engenharia em que os conhecimentos de física e química são, sobretudo, utilizados na produção de materiais (tradicionais ou avançados) para as mais diversas aplicações. Cabe ao engenheiro dos materiais estudar a estrutura, as propriedades, as aplicações, o processamento e o desempenho de materiais novos ou já existentes, nas classes de metais, polímeros, cerâmicos ou compósitos.
Compete também ao engenheiro dos materiais actuar na fase de projecto, de modo a escolher os materiais mais indicados para as aplicações desejadas.
A Engenharia de Materiais é um novo ramo de Engenharia cujo objetivo fundamental é fornecer à indústria licenciados com capacidade específica na compreensão, manipulação e modificação dos materiais, de modo a contribuir para o desenvolvimento industrial imposto pelas regras de Mercado.